sábado, 2 de março de 2013

Cara, estou precisando reconciliar a ciência e a cultura atual, me preparando com excelência para transformar o mundo... e agora?


(N. do D. do B. 1)
Que impacto a igreja brasileira tem trazido para a sociedade hoje? Também é papel do cristão contribuir para o progresso da sociedade. John Piper apresenta uma interessante reflexão em seu livro “Pense”. Ele conta que o evangelista Billy Sunday certa vez falou a muitos cristãos: “Se eu tivesse um milhão de dólares, daria US$ 999.999,00 para a igreja e US$ 1,00 para a educação”. Piper diz que, caso a igreja fosse responsável pela educação, essa não seria uma má idéia. Entretanto, infelizmente o caso não era esse. Precisamos refletir como tem sido a presença cristã, quando ela de fato se faz presente, na sociedade. A universidade é considerada como a fonte dos futuros formadores de opinião. Assim, a atuação e a formação dos universitários cristãos nesse meio se tornam imprescindível.
Em tempos de reforma e avivamento, o cristianismo teve um impacto enorme na cultura. As maiores universidades do mundo foram criadas pelo impacto da Reforma Protestante do século XV (N. do D. do B. 2). Historicamente, através de figuras como Martin Luther King e William Wilberforce, o cristianismo também contribuiu para os direitos civis e o fim da escravidão. Outro exemplo de cristão engajado na transformação de sua sociedade é Abraham Kuyper, que chegou a ser primeiro-ministro na Holanda e lutou incansavelmente por uma inserção cristã em todas as esferas da sociedade holandesa.
A maneira como exercemos e encaramos nosso chamado para a missão irá determinar a transformação da cultura. Nosso trabalho serve como adorno para o anúncio do evangelho. Ele faz parte da missão na qual todos nós estamos envolvidos. E esse é um importante fato de que precisamos ter consciência. Todo cristão é um missionário. Há alguns séculos atrás, Lutero já lutava contra esse entendimento equivocado da missão cristã:
“Realmente não há diferença entre leigos e padres, príncipes e bispos, “espirituais” e “temporais”, como são chamados, exceto o de cargo e trabalho (...). Um sapateiro, um ferreiro, um lavrador, cada um tem o trabalho e a posição de seu negócio, e contudo são todos igualmente consagrados padres e bispos, e todos por meio de seu próprio trabalho ou posição devem beneficiar e servir todos os demais, para que dessa maneira possam fazer muitos tipos de trabalho para o bem-estar físico e espiritual da comunidade, assim como todos os membros do corpo servem um ao outro.”
Como universitários, precisamos refletir: de que maneira nós podemos glorificar a Deus e beneficiar a nossa comunidade através do nosso chamado?  John Piper afirma que Deus não nos chama para sairmos do mundo. Ele não destrói a sociedade e a cultura. Por meio de seus santos ele espalha uma paixão pela supremacia dEle em todas as coisas para a alegria de todos os povos. Nossos estudos e nosso trabalho devem mostrar ao mundo qual é o nosso tesouro. O que temos mostrado ao mundo? Nossos anseios tem sido os mesmos do mundo? Para que estudamos e trabalhamos?  (N. do D. do B. 3)
Anunciando as boas-novas (Jo. 17: 15-16).
Por fim, de nada adiantará o adorno se o conteúdo do evangelho não for proclamado:
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.  Efésios 2: 4-10

N. do D. do B. 1(Nota do dono do Blog): claro que não fui eu que escrevi essa obra prima. O texto foi feito por PEDRO DINIZ, antigo presidente da ABU-BH, que insiste em ser muito melhor do que eu em tudo que faz...
N. do D. do B. 2: Incrível que, no meio universitário, onde impera a pluridisciplinariedade, o domínio e o cultivo do saber humano em sua forma mais universal, tudo pode ser discutido e deve ser respeitado, menos o campo religioso. Um desrespeito a seu fim inicial! Com exceções de alguns professores, grande parte dos acadêmicos declara que nada há no “mundo superior” ou, se há, não deve influenciar no “mundo inferior”.
N. do D. do B. 3: Em um tempo em que o egoísmo alcançou até a área gospel, responder que nossos anseios são distintos ao mundo é um ato de muita coragem e, por que não, mentiroso, para maioria dos cristãos. Já orei muito para deus me usar, mudar meu caráter, me fazer compreender sua palavra e a forma como ele ordena minha vida... todavia, as orações mais fortes, movidas por suor e lagrimas, sempre foram: “Deus, que seja feita do meu jeito, não do teu... me dá, Deus, um Camaro Amarelo”. Substitua Camaro Amarelo pelo que te move, sobrepondo a seu deus, como: emprego, estágio, mulheres, namorada, reconhecimento, popularidade, santidade reconhecida, ministério grandioso... Como certa vez disse o Homer Simpsons para sua filha: “Levante-se, Lisa, temos que ir para a Igreja obrigar Deus a trabalhar para gente”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário